sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pirotecnias...

Depois do muito que tem sido escrito sobre pirotecnia e o comportamento dos nossos adeptos em Madrid, não podia deixar de dar a minha visão sobre o assunto.
 
 
Ponto 1 - Os 3.000 adeptos presentes no Vicente Calderón, foram incansáveis no apoio à equipa. Não tenho dúvidas que o esforço (físico e financeiro) valeu a pena, em troca da recordação de mais uma vitória histórica do Nosso Benfica. Confesso que tenho um pontinha de inveja vossa por não ter podido estar presente.
 
 
Ponto 2 - Tal como tem sido hábito, houve 2 ou 3 desordeiros que borraram a pintura, arremessando tochas na direção do relvado, que por azar foram acertar em adeptos colchoneros. O Presidente teve bem em lamentar os atos, inclusive convidando a criança feriada para assistir no camarote presidencial ao Benfica-Atlético.
 
 
Ponto 3 - Com a modernização dos estádios e a otimização dos sistemas de segurança parece-me estranho que não se consigam identificar estas alimárias que insistem em prejudicar o Benfica. O argumento do "vou a todo lado", "gasto X € para ver o Benfica" comigo não cola. Eu também acompanho o Benfica sempre que posso e nunca nenhum ato meu representou uma multa (de milhares de euros) ou o risco de interdição do Estádio da Luz.
 
 
Ponto 4 - Quem segue este Blog sabe que um dos nossos lemas é BENFICA é FESTA! Nesse sentido apoiamos todo o tipo de iniciativas que visem aumentar o apoio à equipa e mostrem ao Mundo o que é o dentro e fora de campo.
 
 
Ponto 5 - Bandeiras, Tarjas, Tochas e Potes de fumo desde que não sirvam de arma de arremesso conferem um colorido especial aos Estádios. Quantos de vocês não ficaram já maravilhados com as coreografias das nossas claques no Estádio da Luz? Quantos de vocês não partilharam fotos dessas mesmas coreografias ou das festas no Marquês? Pois é...eu também acho lindo!
 
 
Ponto 6 - Os petardos são uma estupidez! Sim, não servem de nada. Não têm identificação clubística, não têm cor, não incentivam antes pelo contrário, transportam o espectador de um cenário de Festa para um Cenário de guerra. A propósito de petardos conto-vos a primeira vez que vi um: Foi em 2004/2005 no Estádio da Luz em plenos festejos de um título que há muitos anos nos fugia. Sabem o que aconteceu ao rapaz que acendeu o petardo? Ficou com um buraco na mão e foi levado pelo INEM, ainda antes de receber os Campeões Nacionais.
 
 
Partilhados estes pontos quero fazer alguns pedidos:
 
 
- À Direção - Está na altura de aumentar os níveis de segurança no Topo Sul. É preciso identificar e punir aqueles que têm comportamentos desviantes de modo a fazer deles exemplos para os demais.
 
 
- À Direção - Não entrem no radicalismo de "por um, pagam todos" conheço alguns "Tocheiros" e sei bem que seriam incapazes de fazer alguma coisa que prejudicasse o Clube.
 
 
- À Direção - É importante regulamentar e divulgar as regras para entrada de bandeiras. De forma injustificada, tenho tido problemas com a entrada da minha bandeira de 1 metro. O meu cativo é no 3º Piso, não percebo que tipo de perigo é que se está a prevenir proibindo-me de entrar com a bandeira.
 
 
- Às claques (a favor da legalização) - Só terão o apoio da direção quando erradicarem estes energúmenos das vossas fileiras. Como é difícil fazê-lo a minha sugestão é que formem uma nova claque que seja legalizada.
 
 
- Às claques (contra a legalização) - Se a única coisa que vos move é o Sport Lisboa e Benfica está na altura de começarem a castigar aqueles que agem contra o Clubes. Tem de partir de vós a denuncia e identificação daqueles que continuam a prejudicar a imagem do Clube.
 
 
- Aos adeptos (em geral) - Eu sei que, nestas alturas, fica bem "malhar" em adeptos do Clube que tiveram uma atitude menos digna, mas não se esqueçam que tiveram 3000 em Madrid, sendo que só 2 ou 3 é que se portaram mal os outros mostraram à Europa e ao Mundo a Força do SLB!

3 comentários:

  1. Eu pessoalmente sou contra a legalizacao dos NN mas neste post esta tudo aquilo que eu penso.E fantastico o que as claques trazem aos estadios mas mais do que nunca agora e tempo de elas propias se auto policiarem.E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela oportunidade e pela substância do post, Fred!
      Assino por baixo.

      Eliminar
  2. Já que estamos no assunto do banditismo, esta noticia de hoje fez-me lembrar algo: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4812252 (Britanico de 15 anos condenado a prisão perpetua por incentivar terrorismo). Em Portugal, um país supostamente civilizado, foi posto a circular um video na internet que apelava à extinção de todos os benfiquistas. Não só nunca mais se ouviu falar do assunto, como o clube dos supostos adeptos autores do video continua a disputar provas oficiais, nacionais e internacionais.

    ResponderEliminar