domingo, 5 de setembro de 2010

Estádio da Luz

Como um bocadinho de história, não faz mal a ninguém, ainda para mais quando estamos a falar da história do NOSSO grande BENFICA, decidi dedicar um post à nossa fortaleza, a um local mítico e que só alguns privilegiados têm oportunidade de sentir e pisar.

Para aqueles que não sabem apesar do Grande ter sido fundado em 1904, na altura ainda Sport Lisboa, só 4 anos mais tarde com a fusão com o Grupo Sport Benfica, é que passámos a ter o SPORT LISBOA E BENFICA.

Depois de andar mais de 20 anos a saltar de campo em campo (Campo da Feiteira, Campo de Sete Rios, Campo do Benfica), o Benfica inaugurou, no ano de 1925, o Estádio das Amoreiras. Este estádio, com capacidade para 15 mil pessoas, era considerado o maior da Península Ibérica.
 
No início dos anos 40, o clube foi obrigado a mudar de instalações passando a jogar no Estádio do Campo Grande. O Benfica cumpriu 13 temporadas neste estádio onde somou 214 jogos, 176 vitórias, 17 empates, 21 derrotas, 888 golos marcados e 275 sofridos.
No ano de 1954, tinha o BENFICA meio século de idade, a Direcção do clube, presidida por Joaquim Ferreira Bogalho, brindou os adeptos com a inauguração do novo estádio, o mítico Estádio da Luz.
A construção do Estádio só foi possível graças a muito esforço, dedicação, suor, lágrimas e sangue de muitos milhares de benfiquistas, com o presidente Joaquim Ferreira Bogalho à cabeça. 
Em 1960, o presidente Maurício de Vieira Brito dava sequência à grande obra que era o nosso estádio, mandando construir o famoso Terceiro Anel, ampliando a lotação do estádio para 65 mil pessoas numa primeira fase, e mais tarde (1985) 120 mil pessoas. A maior assistência registada no velhinho estádio da Luz foi de 135 mil pessoas num jogo frente aos corruptos na temporada de 86/87.
No total de 1075 jogos realizados, o Benfica somou 846 vitórias, 167 empates e apenas 62 derrotas, tendo marcado 3121 golos e sofrido 692. Números impressionantes!!



Chegámos à Catedral, ao Inferno da Luz, com capacidade para 65 mil pessoas e construído para o Euro 2004. Há data, a construção foi algo controversa entre nós benfiquistas, uma vez que foi com tristeza que vimos ser demolido o velhinho Estádio da Luz que tantas tardes e noites de glória guardava.
A nova Luz festejou 2 títulos: 2004/2005 e 2009/2010. Tenho a convicção de que em Maio, lá estarei no meu lugar a festejar mais um título do GLORIOSO.


Aproveito para lançar um repto a todos os benfiquistas: basta de assistências miseráveis a rondar as 40 mil pessoas! A LUZ tem que estar SEMPRE cheia, a rebentar pelas costuras. Eu sei que o horário dos jogos não é o melhor, os bilhetes são caros, sei que às vezes há compromissos profissionais e familiares que falam mais alto, mas... não somos milhões? Onde é que andam escondidos? Vamos lá, acordem... Vamos encher o nosso estádio, vamos fazê-los tremer cada vez que entrarem em campo, vamos apoiar de forma incondicional os nossos jogadores do primeiro ao último minuto, vamos continuar a ser os Melhores adeptos do Mundo, vamos ser dignos do ENORME clube que temos. 


O BENFICA SOMOS NÓS!!!!

1 comentário:

  1. E nós estivemos no último jogo da velhinha Luz. 1-0 ao Sta. Clara, golo de Simão, já com uma das bancadas parcialmente demolida.

    Ainda trouxe um pedaço de relva que estimei durante uns meses largos...

    Tentei trazer uma cadeira mas o pai disse que não me dava boleia com a cadeira... :)

    Olha podes postar o bilhete desse jogo... ;)

    ResponderEliminar